domingo, 18 de janeiro de 2009

Cabelos

Cuidar de seus cabelos é algo vital. Só que cada cabelo deve ser tratado de um jeito diferenciado. Conseguindo decifrar que tipo de cabelo é o seu, é só procurar o tratamento.

Cabelos Oleosos: Durante a puberdade, você pode ter problemas com cabelo oleoso. Os cabelos oleosos são gordurosos, pesados, finos e sem volume. Chegam ao final do dia com aspecto sujo e grudado na cabeça.
1) O primeiro passo importante é a limpeza. Deve ser feita diariamente e com muito critério para não comprometer ainda mais a função equilibrante das glândulas.
2)Os cabelos oleosos não devem ser massageados com freqüência para não ativar a produção de óleo. Durante a lavagem, os movimentos devem ser breves, feitos de forma rotativa com a ponta dos dedos. Enxaguar muito bem para não deixar resíduos sobre os fios. Os cabelos oleosos precisam ser suavemente desembaraçados para não danificar os fios durante o penteado.
3)Excesso de oleosidade ocorre quando as glândulas sebáceas produzem uma quantidade de oleosidade maior do que a necessária. Este problema pode ainda ser piorado devido a alterações hormonais ou estresse. Procure manter os cabelos sempre soltos, evitando o uso de boinas, lenços, toucas ou chapéus que possam impedir a ventilação do couro cabeludo.

Lavagem:

1. Lave o cabelo com xampus à base de substâncias adstringentes e use condicionador somente nas pontas. Evite os produtos
2. Use condicionador só nas pontas, e enxágüe bem.
3. Caso seu cabelo seja comprido, você pode utilizar produtos à base de silicone para driblar as pontas duplas, mas só um pouquinho e nas pontinhas!
4. Para ajudar a regularizar a produção sebácea procure tomar bastante água diariamente.
5. Evite passar as mãos ou escovar muito o cabelo. Isso pode estimular ainda mais a produção de sebo.
6. Mantenha o secador a 15 centímetros de distância e na temperatura morna ou fria.


Cabelos Secos: São difíceis de pentear, ásperos, frágeis, sem brilho e, algumas vezes, elétricos. Podem ser assim por razões de hereditariedade, alimentação, exposição ao sol, banhos de mar ou piscina sem proteção, tinturas, permanentes e alisamentos.
• Lave os cabelos sempre em água morna;
• Cabelos secos necessitam de produtos que proporcionem maior hidratação e lubricidade aos fios;
• Use produtos específicos, como shampoos e condicionadores adequados para cabelos secos;
• Use cremes de tratamento. A aplicação varia conforme a necessidade, podendo ocorrer uma vez na semana ou mesmo a cada 20 dias;
• Faça uma hidratação profunda em salão. Neste caso, informa Cassolari, o cabelereiro é quem determina de quanto em quanto tempo deve ser feita;
• Você pode usar pomadas ou fluidos, espalhando-os em pequena quantidade nas mãos e aplicando suavemente sobre os fios mais rebeldes, ensina Cassolari;
• Alterne a temperatura do secador: quente e frio, para não ressecar ainda mais os fios;
• Quanto à aplicação de shampoos, Flávia Addor afirma que pode ser realizada da raiz às pontas dos cabelos, desde que os produtos possuam detergência suave;
• O condicionador, por sua vez, deve ser aplicado nos fios, e não no couro cabeludo, ensina a médica.


Cabelos Normais: Os cabelos normais se caracterizam por serem macios, sedosos e brilhantes naturalmente, além de terem o volume adequado e não apresentarem problemas de ressecamento ou de oleosidade excessiva. Entretanto, a exposição às agressões externas - como poluição, sol, calor e vento - agridem e causam danos aos fios, podendo mudar o estado natural deste tipo de cabelo. Entretanto, os cabelos normais devem ser bem tratados para que continuem exercendo seu papel de forma saudavel e bonita.

Caspa: A caspa pode aparecer em qualquer tipo de cabelo; ela é formada por partículas da pele morta que descamam e ficam no couro cabeludo e nas raízes do cabelo. Ela pode ser tratada com xampus especiais anticaspa, que costumam ser eficientes e apresentam resultados rápidos. Mas não pense que é de um dia para o outro. Se você tem problemas muito grandes com caspa, é sujerido usar sempre o xampoo e deixar a aguá do banho um pouco mais fria.
É bom ter o hábito de lavar suas escovas e pentes com água quente e sabão. Escovas e pentes sujos podem favorecer o surgimento de caspa, além de guardarem oleosidade e sujeira.



Progressivas: São muito utilizadas por mulheres no mundo todo. A progressiva é um produto que deixa seu cabelo liso. Deve ser feita somente por especialistas, já que é um produto muito forte e tendo que ser aplicado corretamente para que não aja danos aos fios. Ele não faz mal ao coro cabeludo e muito menos para o cabelo. A progressiva, se cuidada de forma correta, pode durar em torno de 2 a 5 meses, dependendo do cabelo. Cabelos muito enrolados não terão um efeito de liso empecável, mais dará as ondas um toque mais esbelto.
Após ser feito, devem ter cuidados extremos para que permaneça mais bonito
1) Deve ser lavado com xampoo sem sal, para não desativar o produto;
2) Seque o cabelo após a lavagem para que fique mais liso;
3)Confira na galeria de fotos os produtos sugeridos pelos especialistas para cuidar dos cabelos depois da escova-progressiva.


Geralmente, a água do mar é muito concentrada em sal, assim como as piscinas, já que contem um nível muito grande de cloro. Se você for à praia, deve saber que isso atingirá a progressiva, desativando ela pouco a pouco, então logo depois de sair da agua, é importante que você enxagüe seu cabelo com água potável.

2 comentários:

  1. Ola td bem?
    amei o seu blog ^^
    gostaria d ser amigas d blog?
    add eu e eu t add tbm aki =]
    comecei ontem com o blog
    o meu eh
    http://nathalia-ribeiro2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. - oiee gosteei do blog de vcs
    beeijoo'

    ResponderExcluir